Sara Correia, A Kind of Queen e Rumo ao Sul são os cabeças de cartaz da Feira do Chocalho 2024, que começa no dia 26 de julho e se prolonga até domingo, dia 28, na vila de Alcáçovas, no Largo da Gamita. O evento contará com a presença de cerca de 50 expositores.

O programa da Feira do Chocalho 2024 inclui diversas atividades musicais, destacando-se a atuação dos grupos corais da freguesia no espetáculo “Cante da Terra”, celebrando os 10 anos da classificação do cante como Património Cultural da Humanidade. Haverá ainda um baile com João Realista no Palco Tradições e animação de rua com a Charanga das Fresquinhas. A Banda da Sociedade União Alcaçovense marcará a inauguração do certame com uma arruada. A dança estará presente com um espetáculo de Sevilhanas da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, também no Palco Tradições.

Artesanato, tasquinhas, espaço criança, caminhada noturna e atividades equestres, como Corrida de Touros, Garraiada e o IX Passeio a Cavalo Miguel Grave, são alguns dos destaques do certame. O evento inclui também o Summer Spot 2.0, promovido pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense e direcionado para os jovens, com a presença de Mizzy Miles e Noite Tinto Verano.

A Praça Agropecuária volta a acolher a quinta edição da Mostra Agropecuária, com exposição de animais (equinos, ovinos, caprinos, bovinos) de sete produtores do concelho. No mesmo espaço, realiza-se o VII Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo.

Destaca-se também a exposição “Património Vivo”, que estará patente ao público no Pavilhão da Gamita, em Alcáçovas.

Durante os três dias da Feira, os visitantes podem explorar a freguesia e degustar a gastronomia e doçaria típica da região. Há ainda a oportunidade de conhecer o Paço dos Henriques, a Igreja Matriz, o processo de fabrico do chocalho ou de se refrescar nas Piscinas Municipais.

A Feira do Chocalho 2024 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, em parceria com várias associações locais, incluindo a ACRA, Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, Associação Tauromáquica Alcaçovense e Alcáçovas Outdoor