A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) foi selecionada como uma das oito instituições europeias a acolher as formações presenciais do programa INTERACT-Europe 100, um projeto de formação inter-especialidade em oncologia, promovido pela Escola Europeia de Oncologia e co-financiado pela União Europeia.

O encontro de três dias arrancou, ontem, dia 9 de maio, e visa a formação de formadores, com o objetivo de melhorar o trabalho em equipa entre profissionais de diferentes áreas da oncologia.

O evento será realizado no edifício da Nova Medical School, anexo ao Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, e contará com a presença de representantes de centros de oncologia de diversos países europeus que fazem parte do projeto.

O objetivo do INTERACT-Europe 100 é promover a abordagem multidisciplinar no tratamento do doente oncológico, aprimorando a colaboração entre diferentes especialidades para a definição dos cuidados de saúde oncológicos do futuro.

O programa, que decorrerá entre 2023 e 2026, é financiado no âmbito do Plano Europeu de Luta contra o Cancro, com um investimento de cerca de 7 milhões de euros, no contexto do EU4Health 2021-2027.

Este encontro é uma excelente oportunidade para partilha de conhecimentos e experiências, permitindo que os profissionais envolvidos possam contribuir de forma mais eficaz para a melhoria dos cuidados prestados aos pacientes oncológicos em toda a Europa.