A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra criou dois postos de enfermagem, que funcionarão 7 dias por semana, entre os dias 15 de julho e 31 de agosto de 2025, na Praia de Mira e na Praia da Tocha.

“Este programa, criado para responder às necessidades de saúde dos veraneantes, garantindo a segurança dos cidadãos durante a época balnear, é um projeto da ULS de Coimbra, com o apoio dos Municípios de Cantanhede e de Mira”, explica Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando que “o Atendimento Verão Seguro põe à disposição dos utentes, na praia, a prestação de cuidados de saúde, de forma a evitar deslocações desnecessárias a centros de saúde ou hospitais”.

“A ULS de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados e em proximidade, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, e o programa AVS responde a este propósito: se os nossos utentes estão na praia, nós também estamos. O Atendimento Verão Seguro demonstrou, durante a edição do ano passado, ser uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população e reforçou a proximidade dos cuidados de saúde, contribuindo para um verão mais seguro para todos os frequentadores das praias da região, por isso é uma aposta a manter e a reforçar”, remata o responsável.

Além da prestação direta de cuidados, o programa AVS constitui também uma oportunidade relevante para a promoção da literacia em saúde. As equipas de enfermagem não só intervêm em situações clínicas, como prestam aconselhamento personalizado sobre prevenção de acidentes, exposição solar, hidratação e vigilância de sinais de alerta em saúde. Esta interação próxima com a população permite reforçar comportamentos saudáveis, sensibilizar para práticas de autocuidado e promover uma utilização mais informada e responsável dos serviços de saúde.

“Este é um período em que se torna efetivamente necessário reforçar a presença do posto de enfermagem na Praia da Tocha, um mecanismo de intervenção essencial para qualquer situação que possa surgir. A parceria de cooperação com a ULS de Coimbra é fundamental para garantir cuidados de saúde rápidos e de proximidade, como demonstrado no ano passado, quando o posto da ULS na Praia da Tocha realizou vários atendimentos, contribuindo para a segurança e bem-estar dos veraneantes”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira, considera que “este é um programa que reforça a aposta na segurança e bem-estar de quem escolhe o concelho para desfrutar do verão. A presença de um posto de enfermagem na Praia de Mira, com profissionais capacitados para prestar cuidados imediatos, representa um serviço de grande proximidade, que evita deslocações e permite uma resposta rápida a situações clínicas. Esta iniciativa é, para nós, uma mais-valia essencial durante a época balnear, garantindo que pequenos incidentes não se transformem em problemas maiores. A parceria com a ULS de Coimbra tem sido exemplar e reflete um trabalho conjunto em prol da saúde pública, da literacia em saúde e da tranquilidade de residentes e visitantes. Queremos que quem nos visita sinta que está num território preparado, atento e acolhedor”.

O ano passado, os principais motivos de procura dos serviços foram a remoção de farpas de madeira, tratamento de feridas traumáticas, queimaduras de fricção ou de segundo grau, cefaleias e hipertensão, incidentes prontamente tratados pelas equipas que asseguraram, durante os meses de verão de 2024, que os utentes pudessem retornar às suas atividades de praia sem complicações de maior.