
A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) está a adotar, desde maio de 2024, um novo modelo de gestão de medicamentos com o objetivo de reduzir o desperdício nas unidades hospitalares do grupo.
A iniciativa surge em resposta a recomendações internas e do Conselho Fiscal, e foca-se na melhoria do registo, rastreabilidade e gestão dos fármacos inutilizados por expiração do prazo de validade. Antes da implementação deste sistema, muitos medicamentos não utilizados eram contabilizados como consumidos, dificultando uma leitura precisa dos dados de consumo e ocultando perdas reais.
Com a nova abordagem, todas as inutilizações por validade expirada são agora devidamente registadas e comunicadas, permitindo uma análise mais rigorosa e transparente. Em 2024, o valor dos medicamentos inutilizados ascendeu a 344 932 euros, o que corresponde a cerca de 0,2% do total movimentado. Só nos primeiros três meses de 2025, já foram destruídos fármacos no valor de 264 mil euros.
A ULS de Coimbra garante que as inutilizações só ocorrem depois de esgotadas todas as possibilidades de devolução aos fornecedores ou redistribuição dentro do SNS. Paralelamente, passou também a ser feita de forma sistemática a gestão de devoluções de medicamentos por parte dos serviços clínicos, incluindo medicação injetável e oral, evitando perdas não registadas.
A instituição reafirma o seu compromisso com a eficiência na gestão dos recursos públicos e a melhoria contínua dos processos em prol da sustentabilidade do sistema de saúde.