Os Estados Unidos vão aplicar uma tarifa alfandegária de 25% sobre todos os veículos fabricados no exterior a partir de 2 de abril, anunciou esta quarta-feira o Presidente Donald Trump.

Entre os principais países exportadores para o mercado norte-americano estão o México, Canadá, Coreia do Sul, Japão e Alemanha.

Da mesma forma, em 2024, seis das dez marcas de automóveis mais vendidas no país eram asiáticas, com a Toyota a liderar o ranking, seguida pela Honda, Nissan, Hyundai, Kia e Subaru. Já as marcas alemãs Volkswagen, BMW, Mercedes-Benz e Audi ocupavam as 13.ª, 14.ª, 16.ª e 17.ª posições, respetivamente.

Sendo assim, a nova taxa deverá provocar um aumento no preço dos automóveis nos Estados Unidos.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, criticou a medida: As tarifas são impostos, são más para as empresas e piores ainda para os consumidores, tanto nos EUA como na União Europeia.”

O Presidente Trump, por sua vez, defendeu a decisão, declarando: Este é o início do dia da libertação da América. O anúncio desta medida de política comercial estava previsto para o próximo mês, mas foi antecipado para esta quarta-feira, 26 de março.