O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, ontem, dia 16 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante, Coronel Paulo Jorge André Serra. O evento, que decorreu nas instalações do Comando Territorial no Porto, foi presidido pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, que conferiu a posse.

Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, o Coronel Paulo Serra nasceu a 16 de maio de 1977. Ao longo da sua carreira, acumulou uma vasta formação académica e profissional, destacando-se as suas licenciatura e mestrado em Ciências Militares pela Academia Militar, e o mestrado em Criminologia pela Universidade do Porto. Além disso, possui diversas formações especializadas, como a Pós-Graduação em Segurança e Defesa, o Curso de Estado-Maior Conjunto e o Curso de Investigação Criminal.

Ingressando na GNR em 1995, o Coronel Paulo Serra desempenhou várias funções ao longo da sua carreira, destacando-se como Assessor do Comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste, 2.º Comandante do Comando Territorial de Leiria, e Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal. Também atuou como docente no Instituto Universitário Militar e comandou diferentes destacamentos territoriais, como os de Aveiro e Anadia.

O Comando Territorial do Porto, agora sob a liderança do Coronel Paulo Serra, é uma unidade chave da GNR no distrito, com a missão de garantir a segurança pública, a ordem e tranquilidade, e a proteção de pessoas e bens. Entre as suas funções, destacam-se a prevenção da criminalidade, a investigação criminal e a segurança rodoviária. O comando é composto por várias unidades, incluindo um Destacamento de Intervenção, dois Destacamentos de Trânsito e seis Destacamentos Territoriais, que operam em locais como Amarante, Felgueiras, Matosinhos, Penafiel, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, perfazendo um total de 30 postos territoriais.

Com uma carreira distinta, repleta de louvores e condecorações, o Coronel Paulo Serra assume agora o comando de uma das unidades mais estratégicas da GNR, comprometido em continuar a garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos no distrito do Porto.