
Oito distritos do continente estão, esta terça-feira, sob aviso laranja devido ao tempo quente. Além disso, mais de 80 concelhos estão em perigo máximo de incêndio.
Hoje ocorre uma descida da temperatura, mas o dia será ainda de muito calor, com oito distritos do continente sob aviso laranja devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Além disso, mais de 80 concelhos estão em perigo máximo de incêndio.
Os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso laranja até às 21h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo por causa do tempo quente os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra até às 21h00 de hoje, Porto, Faro e Viana do Castelo até às 18h00 de quarta-feira e Viseu e Braga até às 18h00 de quinta-feira.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro, durante a tarde.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado a predominar do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e pequena descida de temperatura, sendo acentuada da máxima no litoral Centro.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Leiria) e os 27 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 43 (em Beja).
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 17ºC de mínima e os 34ºC de máxima.
Mais de 80 concelhos de 10 distritos em perigo máximo
Hoje, há também mais de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro em perigo máximo de incêndio.
O IPMA colocou ainda em risco muito elevado e elevado quase todos os concelhos dos 18 distritos do continente.
De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em alguns distritos, pelo menos, até ao fim de semana.
Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Recomendações a seguir
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou que as situações de calor extremo têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.
Além disso, deve optar-se pelo uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.
É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.