
O Castelo de Viana do Alentejo abre as portas para receber a exposição “Têmpera e Forja: o encanto do trabalho do ferro forjado” de Francisco António Pisco, uma oportunidade única para apreciar a magia do ferro forjado.
A exposição, que está patente ao público na Igreja da Misericórdia do Castelo de Viana, marca a quarta e última mostra do ciclo de exposições deste ano na mesma localidade, comemorando uma década de exposições no castelo local.
Francisco António Pisco, natural de Viana do Alentejo, iniciou sua jornada como ferreiro aos 12 anos de idade. Embora tenha explorado outras profissões durante sua vida, o retorno ao trabalho do ferro representa um compromisso com a arte que ele aprendeu em sua juventude.
A exposição apresenta uma seleção de peças criadas especialmente por Francisco António Pisco para o Castelo de Viana. A maioria das obras é composta por peças de armamento que evocam épocas medievais e do período moderno, demonstrando a habilidade e a paixão do artista por essa arte centenária.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo. Os visitantes poderão apreciar a exposição até o dia 31 de dezembro, no período da manhã, das 9h30 às 13h00, e à tarde, das 14h00 às 17h30.
Esta é uma oportunidade imperdível para conhecer e apreciar o talento de Francisco António Pisco e a beleza do ferro forjado em um cenário histórico como o Castelo de Viana do Alentejo.