
O paraciclista português Telmo Pinão encerrou este domingo, 18 de maio, a participação da comitiva nacional na etapa de Maniago, Itália, da Taça do Mundo de Paraciclismo, ao conquistar o nono lugar na prova de fundo da classe C2.
Pinão concluiu os 70,2 quilómetros do percurso em 1:50.09 horas, ficando a cerca de seis minutos do vencedor, o francês Arthur Bauchet. O atleta nacional terminou como segundo classificado no pelotão perseguidor, após uma fuga inicial que definiu os primeiros lugares da corrida.
Este resultado representa o terceiro top 10 de Portugal na competição. Na prova de contrarrelógio realizada anteriormente, Telmo Pinão foi 15.º classificado. Também em destaque esteve Flávio Pacheco, da classe H4, que alcançou o oitavo lugar na prova de fundo e foi décimo no ‘crono’.
Para o selecionador nacional, José Marques, os resultados obtidos deixam sinais encorajadores: “O balanço é positivo. Estas Taças do Mundo são sempre importantes para competir ao mais alto nível, tendo sempre em vista o campeonato do Mundo de agosto. O que fizeram deixa-os mais confiantes”, afirmou, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
A próxima meta da seleção será o Campeonato do Mundo de Paraciclismo, agendado para agosto, onde se espera nova afirmação dos atletas lusos entre a elite internacional da modalidade.