De 5 a 7 de setembro, o Pátio das Artes será palco da Onda Literária 2025, com 11 escritores convidados, sessões de contos e workshops.

A Câmara Municipal de Sines, através da Biblioteca Municipal, promove nos dias 5, 6 e 7 de setembro a terceira edição da Onda Literária, uma iniciativa que volta a transformar o Pátio das Artes, junto ao Centro de Artes de Sines, num espaço inteiramente dedicado ao livro e à leitura.

O evento, realizado em parceria com a Rota do Livro, contará com uma feira do livro e com a presença de 11 autores convidados: Alice Vieira, José Nunes, Anabela Carrazedo, Maria João Lopo de Carvalho, Luísa Sobral, Ivo Meco, Hugo Gonçalves, Isabel Rio Novo, Paulo Morais, Pedro Ribeiro da Silva e Ondjaki.

A programação inclui ainda sessões de contos com Rute Cacela, Pedro Tomaz e Adriano Reis, e três workshops especializados: iniciação à paleografia (Sandra Patrício), iniciação à genealogia (Marta Páscoa) e ilustração (Débora Delicado). O projeto Filocriatividade marcará também presença com o seu Clube de Perguntas.

O evento funcionará entre as 10h30 e as 23h00, com entrada gratuita, embora seja necessária inscrição prévia para os cursos de Paleografia e Genealogia. O município sublinha que a Onda Literária pretende central a promoção do livro e da leitura, aproximando escritores, leitores e novas formas de criação artística.

O programa completo pode ser consultado em www.sines.pt/p/onda.