Nuno Mascarenhas retomou esta segunda-feira o cargo como presidente da Câmara Municipal de Sines, depois de ter suspendido as funções por integrar as listas do PS por Setúbal nas legislativas.

O autarca socialista suspendeu o mandato de forma temporária, no dia 7 de abril, para ocupar o 8.º lugar da lista de deputados do Partido Socialista (PS) à Assembleia da República (AR) pelo círculo eleitoral de Setúbal nas eleições legislativas, mas não foi eleito.

Nuno Mascarenhas irá agora terminar o seu terceiro e último mandato como autarca em Sines.

Durante o período eleitoral, o cargo de presidência foi ocupado pelo vereador Fernando Ramos, como vice-presidente, assumindo, além dos seus pelouros, aqueles que eram detidos pelo presidente à data da suspensão do mandato.

Nuno Mascarenhas detém, entre outras, as áreas da gestão financeira e dos sistemas de tecnologias de informação (Divisão de Administração e Finanças), do acompanhamento dos processos que decorram sob a via contenciosa (Divisão Jurídica, Fiscalização e Ambiente), das áreas dos projetos subjacentes a investimentos, empreitadas de obras públicas, coordenação e controlo das operações (Divisão de Obras Municipais).

Nas eleições legislativas de domingo, no círculo de Setúbal, o PS caiu de 31,27% dos votos em 2024 para 24,97% e manteve apenas cinco dos sete deputados que conseguiu eleger em 2024.