Entre os dias 20 e 24 de maio, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe a EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas, uma iniciativa que visa envolver a comunidade escolar e as famílias em atividades criativas, educativas e imersivas.

Durante esta semana, cerca de 981 crianças de 47 turmas e grupos de instituições de apoio à infância e à deficiência do concelho participam em uma programação diversificada, com oficinas orientadas por artistas, educadores e instituições culturais.

A programação inclui atividades que abordam temas como narração oral, biodiversidade, identidade, ilustração científica, música e sustentabilidad, entre as oficinas destacam-se propostas como “Trocador de Histórias”, “Palavra puxa Palavra”, “A Viagem de uma Semente”, “Livro Instantâneo”, “Uma questão de identidade” e “IluminAr-te”.

Participam também diversas instituições, como o Jardim de Infância de Vildemoinhos, a APPACDM, a APPDA, a Escola Básica de Vildemoinhos, o Colégio da Imaculada Conceição e o Jardim de Infância de Farminhão, entre outras.

O sábado, 24 de maio, será dedicado às famílias e aos mais pequenos, com um conjunto de oficinas criativas a partir das 10h30. As atividades incluem propostas como o “Domo da Polinização”, “História de Argo” e “A Viagem de uma Semente”, além de outras oficinas como “Mosaicos de Símbolos” e “Monotipia”, que exploram técnicas artísticas e temas relacionados com o meio ambiente, a comunidade e a expressão individual.

A tarde do sábado oferece ainda três momentos abertos ao público, às 15h00 será inaugurada a exposição “Reminiscência Sensorial – Reencontro com a lã e o barro”, da artista Samira Jamouchi, às 16h00, será apresentado o espetáculo de teatro de rua “Trio Partilhas”, da Quinta Oficina, que promete um ambiente lúdico com palhaços músicos, mágicos e malabaristas.

A programação do dia será encerrada com o concerto “Viaje de Ida y Vuelta”, pelo guitarrista clássico David Rodríguez Iborra, às 17h00, apresentando um percurso sonoro que une o repertório erudito às raízes populares.

A iniciativa é promovida pelo Município de Viseu, em parceria com a APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, com o objetivo de promover a arte e a educação artística nas diversas comunidades.

A Semana das Práticas Artísticas na Quinta da Cruz destaca-se como uma oportunidade única para fomentar o interesse pela arte, cultura e pelo meio ambiente, reforçando os valores da inclusão, criatividade e cidadania ativa desde a infância.

A participação nas oficinas e atividades de sábado é gratuita, mas exige inscrição prévia, que pode ser realizada através do e-mail: quintadacruz@cmviseu.pt ou do número: 232 423 343.