O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz vai acolher, nos dias 10 e 11 de abril, o IV Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias do Interior.

A iniciativa é organizada pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor (ADEAC), reunindo especialistas e representantes de instituições de Portugal e Espanha.

O congresso tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades das regiões interiores dos dois países no que respeita à valorização turística e à gestão sustentável das zonas balneares. O programa inclui painéis dedicados aos temas “Restauro da natureza: prioridades, monitorização e envolvimento comunitário”, “Desafios da qualidade da água balnear”, “Turismo acessível no interior”, “Relações transfronteiriças e sinergias no Grande Lago Alqueva”, “Segurança balnear nas praias do interior” e “Oportunidades e desafios da Praia Fluvial de Monsaraz”.

Paralelamente ao congresso, o Município de Reguengos de Monsaraz vai promover um conjunto de atividades para dar a conhecer o território. No dia 11 de abril está prevista a visita ao Observatório Oficial Dark Sky Alqueva e ao Observatório Astronómico do Lago Alqueva. No dia seguinte, os participantes poderão realizar uma prova de queijos e produtos regionais na Queijaria Sapata, visitar o Centro Oleiro de São Pedro do Corval e a destilaria e Centro de Interpretação do Gin Sharish. A 13 de abril terá lugar uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz.