
O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, visitou este sábado o concelho de Reguengos de Monsaraz.
Uma visita que passou pelo Pavilhão Municipal, pelo Campo Vigílio Durão, pelo Monsaraz Padel Club, pelo Parque de Jogos, pelo Campo de Futebol de São Pedro do Corval e pela Praia Fluvial de Monsaraz.
Pelo caminho, em declarações a’ODigital.pt, o Secretário de Estado viu coletividades «com um grande dinamismo» e uma autarquia «muito empenhada em continuar a apoiar as coletividades desportivas, no sentido de proporcionarem prática desportiva à comunidade».
Sublinhou que o Governo «cá estará para ajudar», no sentido de «qualificar as instalações», vincando que leva “na bagagem” «um conjunto de ideias» apresentado pelo vice-presidente.
Ainda assim, destacou que todos os municípios «têm uma vontade muito grande de tentar melhorar» as infraestruturas e que esta iniciativa teve como objetivo «identificar necessidades».
Após esse processo, será elaborado um «plano nacional», onde «podemos priorizar os municípios, com base em critérios objetivos, que mais necessitam de apoios».
Pedro Dias realçou que os apoios «têm estado disponíveis através do IPDJ» e que neste momento «temos um quadro mais robusto», dando a possibilidade de «alguns programas» estarem disponíveis «para alguns clubes».
«Esperamos conseguir ter mais programas para que as autarquias possam candidatar-se», acrescentou.
Em relação a novas modalidades, o Secretário de Estado frisou que «temos de ter sempre presente que aumentar a oferta é importante», porém «também temos de ter presente o tema das infraestruturas».
«É dentro do trinómio oferta, infraestruturas e técnicos qualificados que podemos promover a prática de outras modalidades», complementou, dizendo ainda que «não faz sentido estarmos a oferecer prática de modalidades, se não tivermos as infraestruturas adequadas e técnicos habilitados».
Já o vice-presidente da autarquia, Francisco Grilo, ao nosso jornal, realçou que «temos um conjunto de infraestruturas grande felizmente», onde se pode «praticar quase todos os tipos de desporto no concelho».
Contudo, «quase todas elas com necessidades, ou de restruturação, ou até de construção»: «Temos essa necessidade».
«Queremos o melhor para o nosso concelho e temos os atletas, o que foi visível, e penso que trabalhando em conjunto no tempo, teremos melhores infraestruturas», adicionou o vice-presidente.
Assim, «falta-nos claramente infraestruturas», uma vez que «as que temos são mais deficitárias», mas «mesmo com todas as dificuldades, temos atletas que trabalham muito, com muita qualidade e que se superam todos os dias, sendo campeões distritais e nacionais».
Relativamente ao estado do desporto no concelho, Francisco Grilo destacou que «está de boa saúde» e isso «é visível nos resultados que as equipas têm».
Ainda assim, «queremos dar melhores condições para todos os atletas, que bem merecem», mesmo tendo «um custo elevado».
«Só podemos lá conseguir chegar com algum tipo de apoio ou de candidaturas que possam surgir nos próximos tempos», referiu, sublinhando ainda que «não são más, mas podem ser muito melhores».
De seguida, fique com a foto-reportagem da visita do Secretário de Estado ao concelho de Reguengos de Monsaraz.