
No dia 10 de maio, às 15h30, terá lugar na Biblioteca Municipal do Barreiro – Auditório Manuel Cabanas, a apresentação do livro “Olhares no Equador” da autoria de António Nunes Barata. Esta obra reflete a paixão e o olhar do autor por São Tomé e Príncipe.
Um livro cuja ideia acalentou na sua mente e que procura espelhar a realidade daquele arquipélago, no tempo que em lá cumpriu o seu serviço militar. São 200 páginas, com 194 fotografias das Ilhas de São Tomé, Príncipe e Ilhéu das Rolas.
A escolha de apenas 194 fotografias, entre as muitas mais, não foi tarefa fácil.
“As fotografias que integram o livro são uma pequena amostra, de alguma forma abrangente, da realidade de São Tomé e Príncipe, mas, não mostram todo o potencial de beleza daquelas ilhas.”, nas palavras do próprio. Paisagens santomenses, tanto humanas como naturais que sempre o acompanharam, muito tempo depois de as ter vivido.
António Nunes Barata, cumpriu serviço militar, no posto de Cabo, numa Companhia de Polícia Militar – PM, em São Tomé e Príncipe, entre julho de 1973 e janeiro de 1975. Uma experiência que guarda dentro de si, um tempo que ficou inscrito na sua memória.
No ano da Revolução dos Cravos, exactamente no dia 21 de Dezembro, António Nunes Barata, em representação da Companhia PM, com mais dois militares da Polícia Militar – um Sargento e um Capitão, o Comandante da Companhia, assistiu na cerimónia de tomada de posse do governo de transição para a independência de São Tomé e Príncipe. O, na altura, Coronel Pires Veloso, era o Alto Comissário.
António Nunes Barata, após o regresso, manteve sempre o interesse em acompanhar, o dia a dia daquele povo, com o qual manteve laços fraternos. Em Março de 2000, voltou à ilha integrando uma missão empresarial da Associação Industrial Portuguesa (AIP) tendo posteriormente regressado nos anos de 2015, 2016 e 2019.
A não perder este evento cuja entrada é livre de organização do autor e da Câmara Municipal do Barreiro.