
O arranque do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship 2025 teve lugar este sábado, em Fafe, com o espanhol Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) a assumir o protagonismo ao vencer a classificação geral no primeiro dia de competição. Apesar de ainda estar a recuperar de uma cirurgia recente à clavícula, Garcia mostrou-se em excelente forma, terminando o dia com uma vantagem de quase cinco segundos sobre o francês Zach Pichon (TM MOTO Boano Factory Enduro Team) e o britânico Steve Holcombe (Honda Racing RedMoto Enduro Team), que completaram o pódio.
A jornada ficou ainda marcada pelo regresso do público às especiais portuguesas e por condições meteorológicas favoráveis, depois de uma noite chuvosa na AKRAPOVIC Super Test de sexta-feira, vencida de forma surpreendente por Dominik Olszowy (RIEJU), especialista em SuperEnduro.
No panorama nacional, os pilotos portugueses também deram cartas em várias categorias internacionais e europeias, com desempenhos de grande destaque:
- Joana Gonçalves terminou em 5.º lugar na classe Enduro Women, mas alcançou o 1.º lugar no Campeonato da Europa, que decorre paralelamente à competição mundial. A piloto portuguesa voltou a demonstrar o seu elevado nível competitivo, imponto-se perante adversárias de peso.
- Francisco Leite competiu na categoria Youth, uma das mais competitivas da atualidade, terminando o dia na 16.ª posição, numa classe dominada pelo francês Romain Dagna (KTM), que venceu sete das nove especiais.
- Ruben Ferreira teve uma prestação consistente na categoria Junior, alcançando o 6.º lugar em J1 e o 12.º posto na geral Junior. A classe foi vencida por Kyron Bacon (Kawasaki), que bateu Kevin Cristino por pouco mais de dois segundos, após nove especiais muito disputadas.
- Bruno Charrua competiu em Enduro2, terminando o dia na 12.ª posição. Esta categoria foi uma das mais equilibradas da jornada, com Zach Pichon a vencer, seguido de Holcombe e Andrea Verona (GASGAS), separados por apenas 13 segundos.

Na elite do EnduroGP, Garcia iniciou o dia com uma vitória na POLISPORT Extreme Test, cimentando o seu domínio nas especiais seguintes, apesar da pressão constante de Holcombe, Pichon e Verona. A luta pelo pódio foi intensa até ao fim, com alterações constantes nas posições intermédias, mas seria Garcia a mostrar maior consistência nas fases decisivas.

Nas restantes classes, Francesca Nocera (Honda) impôs-se com autoridade na Enduro Women, vencendo cinco das nove especiais, enquanto a recém-criada Expotrade FIM Junior Women’s Enduro World Cup viu Elizabeth Tett (TM MOTO) sagrar-se vencedora após um dia muito disputado.

Em Enduro3, a Sherco alcançou um feito notável ao ocupar os três lugares do pódio, com Hamish Macdonald, Antoine Magain e Julien Roussaly. Já em Enduro1, Garcia somou também a vitória da classe, com mais de um minuto de vantagem.
O GP de Portugal volta à ação este domingo com o segundo dia de competição. Após um arranque promissor, espera-se que os pilotos portugueses possam manter o nível e continuar a representar com distinção o país num dos mais prestigiados palcos do enduro mundial.