Já está em funcionamento a piscina terapêutica do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC – RP), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, depois de um investimento feito na instituição para que este equipamento pudesse ser novamente disponibilizado à comunidade, adianta em nota a ULS.

A piscina “encontra-se com a temperatura e as condições microbiológicas recomendadas e irá ser utilizada no âmbito das terapêuticas de recuperação do CMRRC – RP”.

A piscina terapêutica do CMRRC – RP entrou em funcionamento em 2007, tendo “funcionado ininterruptamente ao serviço dos doentes desta unidade da ULS de Coimbra até 2020, ano em que foi desativada por já não reunir as condições necessárias ao seu pleno funcionamento”, refere ainda a ULS.

“A reabertura da piscina terapêutica é um marco representativo do caminho que pretendemos para o Centro de Reabilitação Rovisco Pais, ou seja, a sua afirmação como uma unidade de referência na prestação de cuidados em Medicina de Reabilitação em Portugal”, frisa Jorge Laíns, diretor do Conselho Diretivo para gestão do CMRRC – RP, acrescentando que “este é mais um equipamento para apoiar o trabalho notável, tanto na vertente terapêutica, como recreativa que os dedicados profissionais desta casa desenvolvem”.

Com a reativação deste equipamento v”ai ser possível continuar a desenvolver a hidroterapia em piscina de reabilitação (Hidrocinesioterapia), que consiste na aplicação das técnicas específicas de fisioterapia no meio aquático, tirando partido dos efeitos da imersão e das propriedades físico-químicas da água. A Hidrocinesioterapia pode ser realizada individualmente ou em grupo, como forma única de tratamento ou como complemento de outras modalidades”, conclui.