Palmela prepara-se para viver um domingo especial no próximo dia 27 de julho, com dois grandes momentos que marcam a vida comunitária local: o 35.º Passeio de Cicloturismo, promovido pela Associação Desportiva Palmelense, e o Mercadinho de Rua, no Largo de São João, em pleno coração da vila histórica de Palmela.

O evento desportivo, que já é tradição no concelho, arranca pelas 9h00, com a concentração marcada uma hora antes no emblemático Largo de São João Batista, ponto de partida e chegada da iniciativa. Este passeio junta centenas de cicloturistas vindos de todo o país, num percurso acessível, promovendo o espírito de grupo e a prática desportiva não competitiva.

Ao longo do trajeto, os participantes vão beneficiar de três pontos de abastecimento, com reforço alimentar e hidratação garantida, incluindo uma paragem principal na Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó. A segurança do percurso estará assegurada com o acompanhamento da GNR e ambulância de socorro, estando igualmente incluído seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, como avança o comunicado enviado pela associação ao Diário do Distrito

No final, haverá banhos disponíveis para todos os atletas e um merecido regresso com conforto: duas bifanas e duas bebidas, além de lembranças individuais para todos os participantes. Serão ainda entregues troféus em várias categorias, como atleta mais novo, mais experiente, equipa mais numerosa, mais distante e equipa com maior representação feminina. Um gesto simbólico, mas de grande significado marcará o dia: todas as ciclistas femininas receberão um ramo de flores, oferta da florista Flores da Vila — Palmela.

Paralelamente, entre as 10h00 e as 18h00, o Mercadinho de Rua transforma o Largo de São João num ponto de encontro entre gerações, saberes e sabores. Haverá dezenas de bancas de artesanato, fruta, doçaria e produtos regionais, além de insufláveis para crianças e um convite a (re)descobrir o património local com a visita livre ao Castelo de Palmela, mediante um roteiro gratuito.

A organização conta com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Palmela e várias empresas da região. A Associação Desportiva Palmelense apela à participação de todos, num domingo que junta cultura, desporto, tradição e comunidade num só momento.