
A 1.ª edição do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto” chegou à fase decisiva, com a seleção dos 10 finalistas.
Após a fase de inscrições, que foi direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas localizados no Distrito e na Área Metropolitana do Porto, seguiu-se a prova de apuramento que ocorreu no dia 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
O concurso tem como objetivo promover e reconhecer os profissionais e estabelecimentos que produzem o icónico croissant à Moda do Porto, uma especialidade única da pastelaria da região.
A grande final do concurso, onde será conhecido o vencedor, acontecerá no dia 27 de maio, na Caetano Auto Porto.
Os croissants produzidos pelos finalistas serão avaliados em nova prova cega, que garante uma análise imparcial, nos mesmos critérios de confeção, sabor, textura e aspeto visual aplicados durante a prova de apuramento.
O croissant à Moda do Porto distingue-se dos croissants tradicionais pela sua massa brioche, que lhe confere uma textura mais macia e sabor mais rico, esta iguaria é frequentemente finalizada com uma calda brilhante de açúcar e, em alguns casos, aromatizada com Vinho do Porto.
A forma do croissant também é única, facilmente reconhecível pelos consumidores, deste modo a iniciativa visa, qualificar e afirmar esta especialidade da gastronomia portuense.
Durante a prova de apuramento, os croissants foram avaliados sem que os jurados soubessem a origem dos estabelecimentos, o que garantiu uma avaliação justa e imparcial.
O júri da edição de 2025 é composto por especialistas da área da gastronomia, como a investigadora e professora Olga Cavaleiro, as pasteleiras Andreia Moutinho e Ana Patrícia Correia (Marupiu Pâtisserie), a chefe Inês Diniz (Casa Inês – Time Out Market Porto) e a jornalista Teresa Castro Viana.
Para Olga Cavaleiro, presidente do júri, esta iniciativa é essencial para qualificar um produto que se tornou um símbolo da cultura gastronómica do Porto e da sua região.
Após a prova de apuramento, foram escolhidos os 10 estabelecimentos finalistas, que integram agora a Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto.
São eles:
- Brites – Padaria e Pastelaria Artesanal
- Café 55
- Crescente Padaria Artesanal
- Delícia de Gondomar & Pastelaria
- Doce Alto – Confeitaria
- Neta 3 – Padaria e Confeitaria
- Nougat Pâtisserie
- O Pasteleiro
- Padaria Guetim 2
- Rainha da Foz
Esta rota, atualizada anualmente, servirá como guia para todos os que procuram o croissant à Moda do Porto, uma verdadeira iguaria da pastelaria local.
O concurso é organizado pelas Edições do Gosto e pela revista Manja, com o patrocínio de Delta Cafés, RAR Açúcar e Toyota | Caetano Auto, e conta ainda com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal e da Prochef.
As Edições do Gosto, fundadas em 1989, dedicam-se à valorização e elevação da gastronomia e restauração portuguesas, com mais de 30 anos de experiência, são uma referência na produção de eventos e publicações na área da gastronomia e promovem a sustentabilidade, o respeito pela identidade e o sabor na gastronomia.
Para mais informações, sobre o concurso e a rota dos finalistas, visite o site oficial: www.omelhorcroissantamodadoporto.pt ou consulte as redes sociais @omelhorcroissantamodadoporto.