A Ordem dos Engenheiros – Região Sul (OERS) assinalou, recentemente, o Dia Regional do Engenheiro 2025, numa cerimónia que decorreu em Évora e que ficou marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação com a Universidade de Évora.

O acordo visa estreitar a ligação entre o meio académico e a prática da engenharia, promovendo o desenvolvimento de projetos conjuntos e o fortalecimento da formação técnica e científica dos futuros engenheiros. A assinatura do protocolo contou com a presença de António Carias de Sousa, presidente da OERS, e de João Valente Nabais, vice-reitor da Universidade de Évora.

Durante a sessão solene, intervieram ainda Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, e Nazaré Toureiro, delegada distrital de Évora.

O evento incluiu a homenagem ao engenheiro Francisco Maria Burguete de Sousa Soares e a entrega de diplomas de Membro Sénior e distinções aos engenheiros com 25 anos de inscrição na OERS. Foram igualmente atribuídos os prémios que reconhecem o mérito dos jovens profissionais e estudantes, como o Prémio Inovação Jovem Engenheiro (PIJE), o Prémio Excelência na Academia e as Bolsas de Mérito OERS/Bankinter.