
Depois de semanas de temperaturas moderadas que fizeram muitos questionar se o verão chegou, esta semana irá dissipar todas as dúvidas. O calor chegou para ficar, com termómetros a ultrapassarem os 40ºC em várias regiões do país, desde segunda-feira.
Portugal encontra-se sob aviso laranja até quarta-feira, com pelo menos onze distritos em alerta devido ao calor extremo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas mais elevadas sejam registadas no Alentejo, com os distritos de Beja e Évora atinjam os 41ºC. Santarém também atingirá 41ºC, enquanto Castelo Branco deverá marcar 40ºC. No norte, o distrito de Braga poderá atingir uma máxima de 40ºC.
No Algarve, as temperaturas serão mais elevadas do que nas últimas semanas, com Faro a atingir os 37ºC. Sines terá as máximas mais baixas no continente, com os esperados 29ºC. Em Lisboa, a temperatura deverá chegar aos 36ºC, enquanto no Porto se prevêem 35ºC.
Braga, apesar das altas temperaturas diurnas, terá as noites mais frescas, com mínimas rondar os 18ºC, tal como em Viana do Castelo.
Nas ilhas, na Horta, nos Açores, registará a temperatura mais alta, com 29ºC, apesar do céu nublado. Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores poderão ter aguaceiros. Na Madeira, o céu ficará limpo no Funchal, com 28ºC, e no Porto Santo terá céu pouco nublado, com 27ºC.
Prepare-se para enfrentar um dos períodos mais quentes do ano e tome as devidas precauções para se proteger do calor extremo.