Guarnição do NRP Andrómeda, lancha hidrográfica com o número de amura A5203 da Marinha Portuguesa, junto ao pórtico basculante na popa, com sistema de sonar de varrimento lateral KLEIN 5000 v2, que permite a obtenção de imagens de alta-resolução do leito oceânico, operando, de 1 a 2 de Maio de 2025, em águas territoriais, ao largo de Viana do Castelo.

Procedem aqui a trabalhos de monitorização do cabo submarino de energia, e do leito e substrato sedimentar sobre o qual ele assenta, num troço de interligação de 17 km este-oeste compreendidos entre o Porto de Viana do Castelo e as 3 turbinas eólicas do parque “offshore” da WindFloat Atlantic.

 

Sob comando do Primeiro-Tenente Pedro Filipe Figueira Saial, o NRP Andrómeda alcançou o Porto de Viana do Castelo pelas 07:30 UTC de 29 de Abril de 2025. A 1 de Maio de 2025, cerca das 11:10 UTC abandonaria o estuário do Rio Lima, e iniciariam os trabalhos de varrimento a cerca de 3,5 milhas náuticas (6,5 km) da barra de Viana do Castelo. Regressaria ao porto pelas 18:41 desse mesmo dia e voltaria a operar entre as 06:36 e 11:46 UTC de dia seguinte, 2 de Maio de 2025. Na presente data, de 6 a 7 de Maio de 2025, prossegue em operação sobre este mesmo sector.

O 5000 V2 é uma plataforma de sonar de varrimento lateral do fabricante norte-americano Klein Marine System, desenhado para operações comerciais e militares, do estudo oceanográfico ao geológico, à recuperação de equipamentos, a monitorização de infra-estruturas críticas, “survey” para construção, ou operações de luta anti-minas. Tem um comprimento de 194 cm (com um “sonar array” de 120 cm), um diâmetro de 15,2 cm e uma massa de 70 kg. Com um alcance de reconhecimento lateral de 250 metros, cobertura integral do leito oceânico (a 5 nós), tecnologia “multi-feixe” (5 “feixes” em cada bordo) e alta-resolução, capaz de resultados de 36 a 61 cm a 150 e a 250 metros de distância (ou de 10 cm a 38 metros). Pode operar a uma profundidade máxima de 500 metros e ser operado por cabo com um máximo de 900 metros.

Com o número de amura A 5203, a NRP “Andrómeda” é uma lancha hidrográfica, da classe “Andrómeda” da Marinha Portuguesa, ao serviço desde 3 de Julho de 1987. Com uma guarnição de 2 oficiais, 2 sargentos e 9 praças, desloca 245 toneladas, com um comprimento de 31,4 metros, uma boca de 7,7 metros e um calado de 3,1 metros.
Conta com uma grua hidráulica telescópica HIAB 60 Sea Crane, um pórtico basculante de 2 000 kg na popa, um guincho oceanográfico com cabo mecânico e electromecânico, uma cegonha hidráulica de 400 Kg no través de estibordo, e cabrestantes de 2 500 Kg e 5 000 Kg à ré.

O WindFloat Atlantic é o primeiro eólico marítimo flutuante semi-submersível do mundo, a 17 km da costa, com 25 MW de capacidade instalada a partir de 3 turbinas Vestas de 8,4 MW, ancoradas com correntes ao leito marinho a cerca de 100 metros de profundidade. Está conectado à rede desde final de 2019 e foi comissionado em 2020. É detido pela WindPlus, S.A. que tem como accionistas a Ocean Winds (um empreendimento conjunto entre a ENGIE e a EDP Renováveis, dedicado à eólica marítima), a Repsol e a Principle Power Inc. (PPI).

Fotos via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”