A programação do Museu Municipal de Coimbra para março inclui atividades gratuitas para os mais novos nos seus diferentes núcleos, uma residência artística de pintura no Edifício Chiado, uma conferência sobre “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto” e a inauguração da exposição “Adversidades”, que reúne trabalhos dos alunos da licenciatura em Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra.

No dia 22 de março, as entradas são gratuitas nos núcleos do Museu Municipal, o que acontece sempre no quarto sábado de cada mês, o que inclui as mostras “Sábados para a Infância no TCSB” (no Edifício Chiado) e “A Universidade Livre de Coimbra” (na Galeria Almedina).

Em março, o Museu Municipal de Coimbra continua a dinamizar atividades destinadas ao público escolar. Entre as quais, a oficina “Atualizações no mundo do Fado de Coimbra!”, que vai ter lugar na Torre de Anto, dirigida ao pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (para grupos de cinco a 25 crianças) e que vai decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente 90 minutos cada sessão).

No dia 8 de março, às 15h00, o Museu oferece “À hora do chá”, uma oficina que parte da obra de Raquel Roque Gameiro, onde se vai falar sobre o papel das mulheres na sociedade. Esta atividade, destinada a crianças entre os seis e os nove anos de idade, decorre no Edifício Chiado, em grupos de cinco a 20 participantes.

Já no dia 11 de março, realiza-se uma visita acompanhada ao Edifício Chiado e à Coleção Telo de Morais. Estão previstas duas sessões, de 40 minutos cada, às 10h30 e às 15h00, dirigidas ao 3.º ciclo e Ensino Secundário (em grupos de cinco a 25 participantes). Todas estas atividades são gratuitas, mas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Ainda para o público escolar, no dia 12 de março vai decorrer, às 10h30, a já habitual visita encenada à Torre de Almedina, “D. Sesnando, O Alvazil de Coimbra”, através da personagem D. Sesnando Davides. Acontece todas as segundas quartas-feiras do mês, numa iniciativa orientada para o público pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25 crianças). Requer inscrição, desta feita para o telefone 239 833 771 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

A 18 de março, está prevista uma visita acompanhada à Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada, que vai ter duas sessões, às 10h30 e às 15h00 (aproximadamente, 40 minutos cada sessão). Destina-se a alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário (grupos de cinco a 25 participantes). Requer inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

Este mês, o assinala-se o Dia do Pai e a chegada da Primavera, que não vão passar despercebidas na programação municipal. Por isso, no dia 19 de março, Dia do Pai, no Edifício Chiado as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (em grupos de cinco a 25) vão fazer atividades, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Já de 21 a 28 de março, evoca-se a Primavera. Começa na Torre de Almedina, com a preparação das flores que dão cor a esta nova estação do ano e, depois, continua com um passeio até ao Parque Manuel Braga, onde se vai contar e oferecer a história “O Augusto quer ser arquiteto”. Esta atividade destina-se a crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos (grupos de cinco a 25), e tem lugar de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00 (aproximadamente, 90 minutos cada sessão). Ambas requerem inscrição através do telefone 239 840 754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.