O Museu Marítimo de Ílhavo celebra o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus com uma programação diversificada, marcada para o dia 17 de maio, sábado, e com entrada gratuita no domingo, no dia 18 de maio.

Entre as principais atrações está a inauguração da exposição “Azul em Festa”, que ocorre às 16h30 do dia 17 de maio, com curadoria de Fátima Marques Pereira, a exposição celebra a presença e a visão das mulheres no universo simbólico e real do mar, em homenagem aos 50 anos do Dia Internacional da Mulher.

Reunindo obras de artistas mulheres, a mostra explora o mar como um espaço vivido, imaginado e transformado, onde se encontram o íntimo, o corpo e a paisagem, e onde o passado se cruza com o presente.

A exposição ficará em exibição até 19 de outubro de 2025, tanto na sala de exposições temporárias quanto ao longo do percurso expositivo do museu.

Antes da abertura da exposição, às 15h30, o Museu promove a performance “Sonoridade Táctil”, uma criação do Núcleo de Criação e Investigação Artística SUSPENSÃO, a performance, parte do projeto de residência artística “SOM E GESTO em síntese do existir”, mistura artes visuais e música e explora as potencialidades performáticas do corpo, do gesto e da voz.

Para marcar a Noite Europeia dos Museus, o Museu Marítimo de Ílhavo permanecerá aberto das 21h30 às 24h00, com entrada gratuita, durante esse período, os visitantes poderão fazer visitas livres e participar de um peddy paper, um jogo que desafia as famílias a embarcar numa aventura noturna pelo Museu.

No período da manhã, às 11h00, será realizada uma visita especial à exposição de fotografia “Património em rede: um peixe, uma comunidade, dois países”, do fotógrafo Eduardo Martins. A exposição aborda a pesca do atum-rabilho na costa algarvia e sua reabilitação após ter estado extinta desde 1972, destacando uma história de resiliência e adaptação cultural.

Além disso, no dia 17 de maio, o Museu Marítimo de Ílhavo realizará uma ação de formação sobre “Literacia do Oceano”, com o tema “Economia Azul Sustentável e Regenerativa”.

A formação será conduzida por Álvaro Sardinha, especialista em Economia Azul, e destina-se a educadores e professores.

A inscrição para esta ação certificada pode ser feita através do website do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro ou pelo e-mail: visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.

Este evento é uma excelente oportunidade para explorar a rica história marítima da região e aprofundar o conhecimento sobre temas ambientais e culturais importantes, com uma programação que abrange desde arte e fotografia até ciência e educação.