O Município de Aljustrel reuniu-se esta segunda-feira, em Lisboa, com o Ministro da Agricultura e Pescas, no seguimento da plantação recente de um olival nas imediações de Ervidel.

A audiência, solicitada com carácter de urgência, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, do Presidente da Assembleia Municipal, Nelson Brito, e da Presidente da Junta de Freguesia de Ervidel, Andreia Piassab. Participou igualmente o Presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, José Pedro Salema.

Durante o encontro foram discutidos os impactos da nova plantação e acordadas medidas com o proprietário do olival. Entre os compromissos assumidos estão a delimitação do olival em conformidade com os limites do bloco de rega, a plantação de uma cortina arbustiva com sistema de rega nos limites da propriedade e a instalação de um sistema de drenagem que permita o desvio das águas pluviais do aglomerado urbano de Ervidel.

A autarquia reiterou a intenção de continuar a promover a produção agrícola no concelho, mediando processos que conduzam à adoção de boas práticas, com o objetivo de mitigar os impactos ambientais e garantir a valorização do território.