A Expobairrada 2025, que decorre até este domingo no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, foi oficialmente inaugurada ontem pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Durante a cerimónia, o governante destacou a importância do evento como uma demonstração da vitalidade e força do território bairradino.

José Manuel Fernandes aproveitou a ocasião para assegurar que a criação da nova ligação à Autoestrada n.º 1, entre os concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, está garantida e será uma prioridade nas negociações do Governo com a concessionária Brisa. Esta infraestrutra há muito reclamada pelas autarquias locais é considerada fundamental para o desenvolvimento económico da região.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, salientou que a expansão das zonas industriais de Vila Verde, Palhaça, Bustos e Oiã, com um investimento superior a 14 milhões de euros, reforça a necessidade deste acesso rodoviário para potenciar a competitividade das empresas locais.

Com cerca de 130 expositores, a Expobairrada apresenta o melhor da indústria, agricultura, comércio, gastronomia, vinhos e espumantes da região. O evento inclui também quinze restaurantes e várias zonas dedicadas à restauração e ao lazer.

A programação cultural tem sido um dos grandes atrativos da feira, com concertos de Carolina Deslandes e Nuno Ribeiro no dia de abertura, e atuações de artistas como Van Zee, Matias Damásio, Richie Campbell e Paulo de Carvalho ao longo dos próximos dias.

Os bilhetes custam 2,5 euros para o passe diário e 7,5 euros para o passe geral, com entrada gratuita no último dia, domingo. A organização assegura também facilidades de estacionamento e reforça o compromisso ambiental, destacando a Expobairrada 2025 como um “EcoEvento”, em parceria com a empresa ERSUC.

Este certame representa, assim, uma oportunidade única para promover a economia local e reforçar os laços entre empresas, instituições e comunidade.