
Ao longo de todo o mês de maio, Marvão volta a destacar-se com um conjunto de iniciativas inseridas no Mês da Fortaleza Abaluartada, no âmbito do projeto FAR PAX. As atividades, que se estendem pelos fins de semana, visam sensibilizar a comunidade local e os visitantes para a importância patrimonial e histórica da fortaleza, combinando ciência, natureza e cultura.
A programação arranca no dia 3 de maio, com uma oficina de desenho e botânica orientada por Lucy Eyers e Marisa Arosa (10h00-13h00). A tarde será dedicada à astronomia, com destaque para AstroMarvão com Meteoritos, uma palestra de Vera Assis Fernandes sobre a busca de meteoritos na Antártica (16h00), seguida por uma sessão com Miguel Gonçalves — “10 imagens… imensas histórias” — e a exibição da curta-metragem O Regresso do Asteroide (17h30). A noite culmina com a observação do céu sobre Marvão com telescópios (21h30), dinamizada por Paulo Sanches e astrónomos amadores.
No dia 4 de maio, Miguel Gonçalves estará em direto de Marvão para o programa Bom Dia Portugal (RTP1), com a emissão do episódio da rúbrica “Última Fronteira”.
No dia 8 de maio, o conhecimento chega às escolas, com a instalação de um Planetário Portátil no Agrupamento de Escolas de Marvão.
A 10 de maio, a tradição local ganha sabor com uma oficina de Docinhos de Castanha, orientada por Fátima Marques (10h00-12h00).
A observação de aves será o destaque do dia 17 de maio, numa sessão intitulada As Aves da Fortaleza de Marvão, guiada pelo especialista Gonçalo Elias (9h00-12h30).
As comemorações encerram a 24 de maio, com uma visita guiada sobre Marvão e as Fortalezas Abaluartadas, conduzida por Jorge Oliveira e Nuno Lecoq (10h00-12h00).
Com esta programação diversificada, Marvão reforça a sua aposta na valorização do território e na promoção do conhecimento, aliando o passado histórico ao presente científico. Mais novidades serão divulgadas em breve.