
A freguesia de Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, foi palco de mais uma edição do Festival das Sopas Ribatejanas, que, ao longo de três dias, reuniu mais de 5.000 visitantes de várias regiões do país. Na sua 3.ª edição, o certame gastronómico serviu mais de 1.700 litros de sopa – um aumento de cerca de 200 litros em relação ao ano anterior.
O evento, promovido pelo Município da Chamusca em parceria com a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, teve como principal objetivo divulgar e valorizar as sopas típicas da região ribatejana. No total, foram apresentadas mais de 15 variedades de sopas, todas confecionadas por associações, coletividades, agentes económicos e freguesias do concelho.
Entre as especialidades mais apreciadas estiveram a sopa de feijão verde com bacalhau à moda do campo, a sopa rica de enchidos e carne, a sopa de touro bravo, a sopa de coentros, a sopa de tripas, a sopa da pedra, o caldo verde, entre outras receitas tradicionais que fizeram as delícias dos visitantes.
No último dia do festival, a Confraria de Gastronomia do Ribatejo avaliou as sopas a concurso. A sopa de feijão verde à moda do campo, apresentada pela Freguesia de Vale de Cavalos, arrecadou o 1.º lugar. Em 2.º lugar ficou a sopa de touro bravo, do restaurante Dias Mistos, enquanto o 3.º lugar foi atribuído à sopa de coentros da SLB Gool Team. A sopa rica de enchidos e carne da Universidade Sénior de Vale de Cavalos conquistou o 4.º lugar e a sopa de tripas da Tasca do Carril encerrou o top cinco. O prémio do público distinguiu também a sopa rica de enchidos e carne da Universidade Sénior.