
Foi esta tarde apresentado o cartaz oficial do Macinhata em Festa 2025 – VII Festival do Peixe do Rio, evento promovido pela Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, que decorrerá entre os dias 6 e 10 de junho, no Largo da Estação.
Mais do que um simples certame festivo, esta iniciativa é assumida como uma celebração da identidade local, da união comunitária e da forte dinâmica associativa que caracteriza a freguesia. Enquadrado no programa “Aldeias de Portugal”, Macinhata do Vouga afirma-se, ano após ano, como um espaço de encontro entre tradição, modernidade e participação cívica.
O evento contará com um vasto leque de atividades culturais, desportivas e lúdicas, sempre com a forte presença das associações locais, que assumem um papel central na dinamização do programa e na animação contínua do recinto, através dos seus bares e espaços de restauração.
Destaques do Programa:
- 6 de junho (sexta-feira): abertura oficial às 19h00 e concerto da Banda Juvenil Alvarense (22h00), seguido de “Até T’ Grisas”.
- 7 de junho (sábado): batismo de caiaque, palestra sobre desenvolvimento infantil, torneio de veteranos e atuação de Nel Monteiro.
- 8 de junho (domingo): caminhada no Trilho da Alombada, encontro de ferroviários e demonstração de Jinha Kempo, encerrando com concerto dos The Weggins.
- 9 de junho (segunda-feira): tarde dedicada ao projeto “A Amar a Mexer” e à parentalidade positiva, com espetáculo do humorista Gonçalo José.
- 10 de junho (terça-feira): homenagem aos ex-combatentes, teatro infantil com o Grupo TEMA e TEMINHAS, e atuação do Grupo Sons do Vouga.
Durante todos os dias, haverá ainda animação infantil, exposições fotográficas e feirinha de artesanato.

A Junta de Freguesia sublinha que o evento reflete “a força do nosso passado, a criatividade do presente e a esperança no futuro”, convidando toda a população a participar nesta festa que celebra a essência de Macinhata do Vouga.