Um homem de 62 anos foi detido na última terça-feira, dia 20 de maio, por caçar javalis utilizando meios proibidos, na freguesia de Évora de Alcobaça, no concelho de Alcobaça.

A detenção foi realizada no âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício da caça, coordenada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), com o objetivo de prevenir e reprimir práticas ilegais.

Durante a ação, os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR descobriram que o suspeito estava a utilizar uma armadilha mecânica, equipada com isco, para capturar javalis, uma prática ilegal segundo as normas de caça em vigor.

O homem foi posteriormente presente ao Tribunal Judicial de Alcobaça, onde ficou sujeito a uma pena de prisão suspensa por seis meses, condicionada ao pagamento de uma multa de 500 euros, caso não pague a multa, o detido terá que cumprir 120 horas de trabalho comunitário nos Bombeiros Voluntários de Alcobaça.

Esta operação contou com a colaboração do SEPNA de Caldas da Rainha, como parte do esforço contínuo para garantir o cumprimento das normas ambientais e de caça no país.