O Mini 30×30 Challenge é uma ação colaborativa liderada pelo Oceanário de Lisboa em parceria com várias entidades, como a Fundação Oceano Azul, Ciência Viva e o Programa Escola Azul.

A ação visa apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 14 — Proteger a Vida Marinha, ao juntar jovens de todo o mundo para esta causa, a iniciativa espera fortalecer o movimento global pela proteção dos oceanos e garantir que as futuras gerações possam crescer em um planeta saudável e sustentável.

O desafio, que já conta com a adesão de estudantes de 16 países, convida as turmas do 1º ao 12º ano a apoiar a criação de Áreas Marinhas Protegidas e a assinatura de uma carta aberta à ONU, apelando à proteção de 30% do oceano até 2030.

Este ano, a iniciativa inclui um concurso nacional em que as turmas participantes são desafiadas a submeter fotografias criativas, refletindo o seu compromisso com a causa ambiental.

As três turmas com as imagens mais originais terão a oportunidade de ganhar um prêmio único: uma noite “Dormindo com os Tubarões” no Oceanário de Lisboa, uma experiência educativa e imersiva no maior aquário de água salgada da Europa.

Além de fortalecer a cidadania ativa e o engajamento dos jovens na defesa do oceano, o Mini 30×30 Challenge também oferece um kit pedagógico para as escolas, com vídeos e materiais que explicam a importância das Áreas Marinhas Protegidas para a saúde do oceano.

Os alunos são convidados a explorar os benefícios dessas áreas e a votar nas questões que consideram mais relevantes.

A iniciativa culminará na entrega da carta aberta à ONU, com os votos e as mensagens dos estudantes, durante a 3ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC3), que acontecerá em junho de 2025, em Nice, França.

O objetivo é que a voz dos jovens seja ouvida em decisões políticas cruciais para o futuro do planeta.

A participação é simples e aberta a todas as escolas, professores e alunos entre 4 e 18 anos.

Os passos para se envolver são:

  1. Exploração do tema: As turmas discutem a importância das Áreas Marinhas Protegidas e os benefícios para o oceano.
  2. Assinatura da carta: Cada aluno subscreve a carta aberta à ONU.
  3. Votação: Os alunos escolhem os principais benefícios da criação de Áreas Marinhas Protegidas.
  4. Fotografia criativa: Cada turma envia uma foto que represente o seu compromisso com a causa.

As inscrições podem ser feitas até 16 de maio, e os resultados da votação serão integrados numa mensagem global a ser entregue na UNOC3.

Para mais informações e para inscrever sua turma, acesse o site students4ocean.com e faça parte desta mobilização global pela proteção dos oceanos.