O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a avaliar a necessidade aumentar o nível dos avisos laranja actualmente em vigor devido ao calor, para o mais elevado, o ‘vermelho’.

A decisão será tomada ainda durante este sábado, se persistirem as previsões de temperaturas elevadas sobretudo no interior do país, e com especial enfoque para as noites quentes, com mais de 20.ºC.

Esta situação aumenta os riscos para a saúde da população e principalmente dificulta o combate aos incêndios.

A previsão do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) é para que esta situação ocorra em várias regiões do país nas próximas noites, com especial destaque para a madrugada do dia 30 e para os distritos de Castelo Branco e Portalegre.

A decisão acerca do nível dos avisos é baseada em critérios técnicos, como a ultrapassagem durante dois dias seguidos de determinados limites de temperatura, limiares que variam de região para região-

Este sábado, dez distritos estão sob alerta laranja, aumentando para treze no domingo, mantendo-se apenas sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Leiria, situação que se irá manter até às 23h00 de 30 de junho, segunda-feira.