Um homem de 37 anos foi detido no passado domingo, 13 de julho, pelo Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), por suspeitas de violência doméstica no concelho do Sabugal.

A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação em curso, tendo os militares da Guarda apurado que o suspeito exercia violência psicológica sobre a vítima, sua ex-companheira de 38 anos. Após diligências policiais, foi possível reunir indícios suficientes para proceder à sua detenção e constituição como arguido.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Guarda, onde lhe foram aplicadas medidas de coação. Entre estas, destacam-se a proibição de contactar a vítima por qualquer meio, direta ou indiretamente, e a interdição de se aproximar da vítima, da sua residência ou do local de trabalho num raio de quatro quilómetros, sendo esta última medida monitorizada através de pulseira eletrónica.

A Guarda Nacional Republicana relembra que a violência doméstica é um crime público e que a sua denúncia é um dever de todos. O apoio às vítimas e a atuação preventiva e repressiva continuam a ser prioridades no combate a este tipo de criminalidade.