Um grupo de oito pessoas e um cão foi resgatado com sucesso, ontem, na Serra da Estrela, após cair acidentalmente numa linha de água enquanto percorria o Trilho 14 da região, revela hoje em nota  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O alerta foi dado pelas 17h06 ao Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, da ANEPC.

“Impossibilitados de sair pelo próprio pé, os elementos do grupo necessitaram de auxílio especializado”, salienta a ANEPC.

A operação de resgate ‘decorreu com eficácia, permitindo retirar todos os envolvidos em segurança, sem que fosse necessário prestar cuidados médicos, sublinha.

Adiantando que a “pronta resposta das equipas no terreno foi essencial para evitar consequências mais graves, considerando a natureza escarpada e escorregadia da zona onde ocorreu o incidente”.

A Proteção Civiç reforça a “importância de seguir as orientações de segurança e de verificar previamente as condições dos trilhos antes de qualquer percurso na montanha, sobretudo em áreas com riscos naturais acrescidos”.

No resgate estiveram envolvidos a Força Especial de Proteção Civil, os Bombeiros da Covilhã, Manteigas e São Romão e o Grupo de Montanha da GNR-UEPS, num total de 13 operacionais apoiados por cinco viaturas.