
Reguengos de Monsaraz recebe, no próximo dia 17 de maio, pelas 18h, no Auditório Municipal, um concerto do prestigiado Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direção do maestro Rui Pinheiro. A entrada é gratuita.
O programa propõe uma viagem pelas sonoridades contemporâneas, destacando-se a estreia de duas obras recentes: Travessias (2024), do compositor brasileiro Eli Camargo Jr., e Blood Poems (2024), do português João Pedro Oliveira. A estas juntam-se ainda A silenciosa rosa / Rio do tempo (1984), da autoria do fundador do grupo, Jorge Peixinho, e a emblemática peça Folk Songs (1964), do italiano Luciano Berio.
Fundado em 1970 por Jorge Peixinho, com o apoio de Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa tem sido um dos principais impulsionadores da criação e divulgação de música erudita contemporânea em Portugal, promovendo, desde sempre, o trabalho de compositores nacionais de várias gerações.
Este concerto em Reguengos de Monsaraz promete ser uma experiência musical singular, marcada pela inovação, pelo talento e pelo diálogo entre diferentes estilos e linguagens da música contemporânea.