
As trabalhadoras da MB2 Manufacture, fábrica de brinquedos localizada no Juncal, Arrifana (Guarda), realizaram uma greve no dia 9 de maio, protestando contra o incumprimento dos salários, com dois meses em atraso.
O protesto foi uma forte demonstração de unidade entre as trabalhadoras, que exigem a regularização imediata dos vencimentos de março e abril.
Durante a greve, um numeroso grupo de trabalhadoras permaneceu à porta da empresa, expondo, de viva voz, as dificuldades pessoais e familiares que têm enfrentado devido ao atraso nos pagamentos.
A situação agrava-se porque os salários são muito próximos do salário mínimo nacional e, no caso de fevereiro, os pagamentos já haviam sido feitos com grande atraso, apenas no final de março.
O SITE Centro-Norte, sindicato que representa as trabalhadoras, denunciou o incumprimento recorrente dos prazos de pagamento e exigiu que a gerência da MB2 cumpra as suas responsabilidades, pagando os salários de forma regular, dentro do prazo legal, ou, no máximo, até o dia 5 de cada mês.
Além disso, o sindicato destacou a necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho na empresa.
As trabalhadoras afirmam que estão dispostas a continuar com os protestos até que os seus direitos sejam respeitados e os salários sejam pagos de forma regular e pontual.
O caso sublinha a crescente preocupação com o cumprimento das obrigações laborais por parte dos empregadores e a luta das trabalhadoras por condições dignas de trabalho.