
Sines e Porto Covo preparam-se para receber a 24ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, que decorrerá de 20 a 27 de julho. Este ano, o festival conta com 43 concertos, abrangendo artistas de quatro continentes.
Programação Musical
O festival começa em Porto Covo, de 20 a 22 de julho, e continua em Sines a partir do dia 23. Artistas consagrados como Margareth Menezes, Eliades Ochoa, Melingo, Samba Touré, Groundation, Gyedu-Blay Ambolley, DAM, Mezerg e Mayra Andrade estão confirmados. A nova geração será representada por nomes como La Muchacha, iLe, Adédèjì, Salvador Sobral, Ana Frango Elétrico e Son Rompe Pera.
Representação Global
O FMM Sines 2024 traz artistas de 27 países, incluindo Argélia, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Cuba, EUA, França, Gana, Guiné-Bissau, Jamaica, Moçambique, Nigéria, Palestina, Portugal, Síria, Tanzânia (Zanzibar) e Vietname. Esta diversidade reflete a missão do festival de ser um retrato sonoro global.
Destaques por Continente
Américas e África
- Brasil: Margareth Menezes, Lívia Mattos, Ana Frango Elétrico e MOMO.
- Argentina: Melingo e La Delio Valdez.
- Colômbia: La Muchacha e La Chiva Gantiva.
- Cuba: Eliades Ochoa.
- Porto Rico: iLe.
- EUA: Groundation.
- África de Língua Portuguesa: Mayra Andrade (Cabo Verde), Fattú Djakité (Guiné-Bissau) e banda Moticoma (Moçambique).
- África Ocidental: Samba Touré (Mali), Adédèjì (Nigéria) e Gyedu-Blay Ambolley e Florence Adooni (Gana).
- Zanzibar: Siti & The Band.
Europa, Ásia e Cruzamentos
- Portugal: José Manuel David, Duarte, Cara de Espelho, JP Simões, Salvador Sobral, Três Tristes Tigres e Prétu – Xei di Kor.
- Galiza: Caamaño & Ameixeiras.
- França: Mezerg, Red e Komodrag & the Mounodor.
- Suíça: Orchestre Tout Puissant Marchel Duchamp.
- Suécia: Dungen.
- Outros: Mestizo (Reino Unido/Colômbia), Avalanche Kaito (Bélgica/Burkina Faso) e Mademoiselle (França/Argélia).
Levante e Ásia
- Palestina: DAM e Haya Zaatry.
- Síria: Rizan Said.
- Vietname: Saigon Soul Revival.
Iniciativas Paralelas
Além dos concertos, o FMM Sines 2024 oferece exposições, espetáculos de dança, debates, narração oral, atividades desportivas e científicas. Destaque para a exposição “Thalassa! Thalassa! O mar e o Mediterrâneo na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen”, no Panteão Nacional.
Sobre o FMM Sines
O FMM Sines, realizado desde 1999, é conhecido por sua programação diversificada e cenários históricos e urbanos. O festival já recebeu vários prémios, incluindo o EFFE Award 2017 e vários Iberian Festival Awards. Organizado pela Câmara Municipal de Sines, tem a Fundação INATEL como parceiro principal e a Galp como patrocinador principal.
Para informações sobre bilhetes e entradas, consulte www.fmmsines.pt/pages/939.