A cidade de Vila Franca de Xira prepara-se para receber, nos dias 30 e 31 de maio, o festival musical “Xira Sound Fest”, promovido pelo município e com lugar marcado no Parque Urbano do Cevadeiro. A iniciativa, que promete atrair uma grande afluência de público, irá implicar alterações significativas na circulação rodoviária, informou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira.

Para garantir a segurança do evento e dos seus participantes, a Estrada Nacional 10 será encerrada ao trânsito em ambos os sentidos, entre a Rotunda da Marinha e o Largo 5 de Outubro. A interdição estará em vigor entre as 18h00 de quinta-feira, 30 de maio, e as 04h00 de sexta-feira, 31 de maio, voltando a repetir-se no dia seguinte, entre as 15h00 e as 04h00 de sábado, 1 de junho.

Paralelamente, no dia 31 de maio, o evento “Mercado Medieval”, integrado nas festividades, irá provocar constrangimentos adicionais à circulação automóvel devido à realização de desfiles. Estes terão lugar entre as 17h00 e as 18h30, e novamente entre as 21h00 e as 22h30, ao longo da Rua Alves Redol até à Praça Afonso de Albuquerque.

A PSP apela à colaboração da população, recomendando que sejam evitadas as zonas com restrições, que as viaturas sejam retiradas das áreas afetadas e que sejam utilizadas vias alternativas. É igualmente aconselhado o recurso a parques de estacionamento fora do centro urbano, a não condução sob o efeito de álcool e o cumprimento rigoroso das indicações dadas pelos agentes no terreno. A força policial sublinha ainda a importância de proteger os bens pessoais durante os eventos, reiterando o seu compromisso em assegurar que as festividades decorram com tranquilidade e em segurança.