A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) vai promover, no dia 2 de maio, um colóquio subordinado ao tema «+ Água, + Futuro», no âmbito da Ovibeja, que decorre entre 30 de abril e 4 de maio.

O debate terá lugar no auditório do NERBE, em Beja, a partir das 14h30, e integra o ciclo de conferências que assinala o 20.º aniversário da federação. A sessão de abertura ficará a cargo da Ministra do Ambiente e Energia, enquanto o encerramento será feito pelo Ministro da Agricultura e Pescas.

O programa inclui três intervenções principais. O Coronel Carlos Mendes Dias, especialista em geoestratégia, abordará os impactos da atual estratégia geopolítica. José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), intervirá sobre «A água como elemento estratégico – um olhar sobre a Convenção de Albufeira». Álvaro Mendonça Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), falará sobre os desafios que se colocam à agricultura no atual contexto geopolítico.

O colóquio será seguido de um espaço de debate.

Segundo a FENAREG, o objetivo é contribuir para o esclarecimento dos impactos dos desafios geopolíticos na estratégia da água e na agricultura, promovendo uma visão integrada da resiliência hídrica nacional.