A passagem do Vodafone Rally de Portugal 2025 por Felgueiras, no passado dia 19 de maio, ficou marcada pela adoção de diversas medidas ambientais, com o objetivo de minimizar o impacto do evento no território. Os trabalhos de limpeza do troço e das zonas de espetáculo ficaram concluídos logo após a prova, deixando como único vestígio a marca dos pneus na estrada.


Em colaboração com entidades promotoras, o Município de Felgueiras instalou ecopontos para separação de resíduos nas áreas de maior afluência, e equipou as zonas de público com sacos de recolha seletiva. A limpeza dos locais foi assegurada por funcionários municipais e voluntários (Marshalls), sendo a recolha e tratamento dos resíduos da responsabilidade de uma empresa parceira.


Uma das ações promovidas foi o “Plogging Sta. Quitéria”, iniciativa realizada em parceria com o Centro de Marcha e Corrida de Felgueiras. O “plogging” combina corrida com recolha de lixo, mobilizando a comunidade para a atividade física aliada à sensibilização ambiental. A caminhada decorreu ao longo do percurso do rally e inseriu-se na política local de promoção de práticas sustentáveis.

O Vodafone Rally de Portugal, certificado ambientalmente pela FIA desde 2017, manteve o seu sistema de gestão ambiental nesta edição. O Município de Felgueiras reforçou a mensagem de proteção da floresta, apelando ao respeito pelas plantações e à correta eliminação de resíduos como pontas de cigarro. Foram ainda instalados cinzeiros nas Zonas de Espetáculo para recolha de beatas. Todas estas ações integraram a política ambiental do evento, dinamizada pelo Automóvel Club de Portugal.

Fotografias: CM de Felgueiras