Na próxima época, os campeonatos da Associação de Futebol de Braga vão contar com duas equipas de Ribeirão: uma da SAD, que vai competir na divisão de honra (série B) e outra do clube que foi inscrita na 1.ª divisão.

Trata-se de uma situação singular e que prova o diferendo existente. Nas duas últimas épocas, a SAD viveu com enormes dificuldades financeiras e problemas na inscrição de jogadores. Aliás, na última temporada, a Sociedade Anónima adiou os primeiros jogos na pró nacional por estar impedida, por dívidas à FPF e à AF Braga, de inscrever jogadores e nos últimos jogos da prova apresentou sempre um número mínimo de atletas para iniciar jogos. Um contexto que não foi impeditivo da sua inscrição no organismo que tutela o futebol distrital.

O Ribeirão FC, por seu turno, mantém a inscrição de uma equipa na 1.ª divisão e o recurso à via judicial para resolver os problemas com a SAD que, em maio passado, devia mais de 64 mil euros ao clube.

A este imbróglio junta-se outro problema: a utilização do Estádio do Passal. Por contrato entre as instituições, a utilização caberá à SAD, mas o clube não está pelos ajustes e pretende jogar lá «porque essa é a nossa casa», avisa fonte contactada pela Cidade Hoje.