
Eduardo Oliveira, candidato à Câmara de Famalicão, quer rastreios de saúde trimestrais nas Academias Sénior de Famalicão. Para tal, defende a assinatura de um protocolo com a ESSVA da CESPU.
Segundo refere em comunicado, o objetivo da proposta é despistar, de forma precoce, eventuais patologias e garantir o devido encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Esta proposta foi apresentada pelo candidato socialista durante uma visita a associações locais, que teve como primeira paragem a Academia da Vida, uma academia sénior da freguesia de Gavião. Na ocasião, Eduardo Oliveira sublinhou a importância de promover o «envelhecimento digno, qualidade de vida e participação ativa na comunidade».
Ainda no que diz respeito às medidas para os seniores, Eduardo Oliveira inclui o «reforço do investimento» nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para «aumentar a capacidade de centros de dia e lares», bem como a criação de residências partilhadas para seniores, entre outras.
«A qualidade de vida dos nossos seniores é uma prioridade. Queremos alargar a rede de academias sénior a todo o concelho e garantir o seu dinamismo, valorizando o papel que estas instituições têm na saúde, bem-estar e inclusão dos mais velhos», referiu Eduardo Oliveira.
No cômputo geral, o socialista afirma que o objetivo passa por «promover soluções inovadoras e mais próximas das reais necessidades das pessoas».