De 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025, a Galeria da Casa de Burgos, em Évora, acolhe a exposição de fotografias “Moldar, Riscar, Pintar: do barro se faz arte”. Organizada pela Câmara Municipal de Redondo, em parceria com a Unidade de Cultura da CCDR Alentejo, a mostra celebra a tradição oleira do concelho de Redondo.

A exposição reúne imagens de Pedro Vilhena e José Miguel Soares, que documentam o processo artesanal das quatro olarias ainda ativas em Redondo: Olaria Baeta, Olaria Jeremias, Olaria Pirraça e Olaria XT. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto TERRA – Salvaguarda e Valorização da Cerâmica Tradicional de Redondo e integrou a candidatura das “Técnicas de Decoração da Olaria de Redondo” ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com salvaguarda urgente. A inscrição foi oficializada em dezembro de 2024.

Este reconhecimento reflete a importância histórica, social e cultural da olaria em Redondo e homenageia os oleiros e pintoras que mantêm esta tradição viva. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 12h30 e das 14h às 17h30, na Galeria da Casa de Burgos.