
A Entidade Regional de Turismo (ERT), em colaboração com a Biosphere Portugal, está prestes a realizar uma conferência de extrema importância, intitulada “Impulsionar o Turismo Sustentável do Alentejo e Ribatejo: acelerar a mudança”, no âmbito da apresentação pública do PERST – Plano Regional do Ecoturismo e da Sustentabilidade do Alentejo e do Ribatejo.
O evento está marcado para a próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, e terá lugar nas instalações do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, situado em Évora. Esta tem iniciativa como objetivo central divulgar medidas operacionais que podem investir investimentos de sucesso no setor privado, alinhadas com as diretrizes do Portugal 2030 e os programas do Turismo de Portugal, duas ferramentas fundamentais para acelerar o investimento regional, especialmente nas áreas de transição climática e climática digital.
Ao longo dos trabalhos, estão programados painéis como “Planos e Programas: da estratégia aos resultados” e “Linhas de apoio para financiar o Turismo Sustentável e a construção de projetos vencedores”. Além disso, será apresentado o tema “A urgência da medição: da retórica à prática”, aplicado pela entrega de Certificados Biosfera Estilo de Vida Sustentável a empresas do setor turístico da NUT II Alentejo.
José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo, realça a importância do PERST como instrumento vital para orientar a região na transição climática e digital, seguindo as melhores práticas internacionais preconizadas por entidades como a Organização das Nações Unidas, Organização Mundial do Turismo e Global Conselho de Turismo Sustentável.
Segundo Santos, a conferência visa não apenas apresentar o plano, mas também promover projetos que acelerem a mudança do território e dos seus intervenientes, orientando-os para um Alentejo e Ribatejo mais competitivos e sustentáveis.
Nos últimos anos, o Turismo do Alentejo e Ribatejo tem promovido boas práticas nos destinos, estruturando e dinamizando produtos como o Walking, o Cycling, as Áreas de Serviço para Autocaravanas e os Caminhos de Santiago. Adicionalmente, tem atribuídos Certificados Turismo Responsável da Biosfera a diversas unidades de alojamento que implementam medidas de melhoria da gestão sustentável, preservação do património cultural e contribuição para o desenvolvimento económico e social, demonstrando um compromisso com a utilização eficiente dos recursos e a preservação ambiental.