A IMPACT Commerce, empresa tecnológica com sede em Évora e especializada em consultoria para comércio eletrónico e soluções omnicanal, anunciou que prevê investir mais 10 milhões de euros em Portugal nos próximos três anos, com o objetivo de reforçar a operação nacional.

Presente no país desde 2017, a empresa escolheu Évora para instalar a sua base nacional, de onde tem vindo a desenvolver projetos com marcas como The Navigator Company, Renova, Associação Nacional das Farmácias e Ericeira Surf & Skate. Nos últimos cinco anos, a operação portuguesa registou uma faturação superior a 10 milhões de euros e, nos últimos três, investiu mais de 7 milhões de euros no mercado local.

A aposta em Évora insere-se na estratégia de crescimento do grupo europeu IMPACT Commerce, que tem mais de 400 colaboradores e escritórios em países como Dinamarca, Suécia, Sérvia e Índia.

«A IMPACT está determinada a ser o novo european challenger na área do e-commerce, e o mercado ibérico, com Portugal na linha da frente, é um dos nossos focos estratégicos», afirmou José Balça, Partner & Managing Director da empresa em Portugal. Segundo o responsável, o novo investimento permitirá expandir a operação instalada em Évora e impulsionar o crescimento do negócio no mercado nacional.

A empresa apresentou ainda o Omnichannel Index Portugal 2025, estudo desenvolvido em parceria com Adyen, Algolia, Shopify e Storyblok, que avalia o estado do omnicanal em Portugal. O relatório, inspirado numa análise aplicada há mais de uma década nos países nórdicos, coloca Portugal ao lado de países como Noruega, Finlândia, Países Baixos e Suécia, destacando o desempenho nacional na entrega no próprio dia, na proteção de dados e nas opções de pagamento e crédito.

O estudo revela também que existem desafios a superar nas áreas da sustentabilidade e da economia circular. Apenas 6% das marcas analisadas vendem produtos recondicionados ou reparados e apenas 6% disponibilizam informação sobre a pegada ambiental dos seus produtos.