
Entre os dias 15 e 17 de abril, o Centro da Juventude de Braga foi palco de uma iniciativa inspiradora que juntou jovens empreendedores, especialistas e mentores num ambiente de partilha, capacitação e crescimento.

No âmbito do PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem, do qual a Câmara Municipal de Braga é signatária, realizaram-se o Workshop e Bootcamp com os temas “O que me torna único no mercado de trabalho” e “Da Ideia ao Negócio”.
Durante três dias, dezenas de jovens participaram ativamente em sessões práticas e reflexivas, com o objetivo de desenvolver competências de empregabilidade, pensamento crítico e visão empreendedora. A iniciativa contou com a presença de diversos mentores de excelência, representantes de áreas-chave do ecossistema local e nacional, que partilharam experiências e ofereceram acompanhamento direto aos participantes.
No primeiro dia, o Workshop contou com a intervenção de Teotónio Santos, Administrador da TUB, Aida Alves, Administradora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, José Lucas, CEO da Oficina de Competências, e Daniel Lima, Técnico Superior do Município de Braga na área do Marketing e Comunicação.
Nos dias seguintes, durante o Bootcamp, juntaram-se Rui Morais, Administrador da Casa da Música, Pedro Melo, Pro-Presidente do IPCA, Luís Rodrigues, Diretor da Startup Braga, Sandra Araújo, CEO da Edit Value, Sandro Louro, Diretor Municipal de Gestão da Câmara Municipal de Braga, Rui Marques, Diretor-Geral da Associação Empresarial de Braga, e Beatriz Casais, Professora da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Estes momentos permitiram trabalhar competências pessoais e interpessoais — as chamadas soft skills — e validar ideias de negócio num ambiente dinâmico, colaborativo e profundamente enriquecedor. Os jovens tiveram acesso a ferramentas práticas, mentorias personalizadas e contacto direto com quem faz acontecer no mundo empresarial e institucional.
Para a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, este tipo de iniciativas ´são fundamentais para estimular o espírito empreendedor dos nossos jovens e capacitá-los para os desafios do mercado de trabalho´. “Braga acredita no talento da sua juventude e continuará a investir em políticas que fomentem a inovação, a criatividade e a empregabilidade”, referiu.
Com este ciclo de atividades, Braga reforça o seu compromisso em criar condições para a fixação de talento jovem no território, promovendo ligações entre educação, inovação e mercado de trabalho porque aqui, os jovens têm espaço para crescer e transformar ideias em futuro.