
Campo Militar de Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
26 de Maio de 2025
Teste de fogos-reais com “drone” de ataque “Elanus” do fabricante português UAVision, a 26 de Maio de 2025, no arranque da segunda semana do exercício ARTEX (“ARmy Technological EXperimentation”, “Experimentação Tecnológica do Exército”), no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Santarém, Portugal.

Lançado de forma modular a partir de uma estrutura de contentor individualizado, expandindo (“switch blade”) a sua asa após lançamento, está referenciado pelo fabricante como uma “loitering munition” com capacidade de “payload” de 3 kg, um alcance de 50 km e uma janela de operação de 30 minutos. Na foto podemos observar, na secção dianteira do contentor, a ligação com tubagem azul da alimentação de ar-comprimido que suporta a projecção.
O “Elanus” foi antes apresentado, a 22 de Setembro de 2023, no contexto do exercício REPMUS, em Tróia, promovido pela Marinha Portuguesa, e, com apoio do Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx), alvo de testes de 19 a 20 de Março de 2025 a partir do Aeródromo Militar de Santa Margarida, no contexto do exercício anual de artilharia “Strong Impact”, conduzido, com fogos-reais, pela Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português.
A designação escolhida para esta plataforma corresponde ao nome científico de um género de ave de rapina da familia Accipitridae, com 4 espécies – uma delas, Elanus caeruleus, de nome comum Peneireiro-cinzento, presente em “habitats” portugueses. A UAVision é uma empresa portuguesa, com sede em Bonabal, Ventosa, Torres Vedras, que desenvolve sistemas e subsistemas aéreos não tripulados desde 2005.
O ARTEX é um exercício anual, aberto à comunidade científica, tecnológica e empresarial, organizado e promovido pelo CEMTEx, sendo esta a sua terceira edição, iniciada a 19 de Maio e que decorrerá até 6 de Junho de 2025.
O CEMTEx foi inaugurado a 20 de Outubro de 2022, estando sediado no Quartel de Paço de Arcos, em Oeiras, e sendo dirigido pelo (OF-4) Tenente-Coronel Pereira Chambel, desenvolvendo programas de cooperação e integração de investigação e desenvolvimento (I&D) entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e a Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID).
Foto via Exército de Portugal
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”