Paulo Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco, participou no 9º Fórum Internacional do IEEE RTSI – Research and Technologies for Society and Industry, realizado em Tunis (Tunísia).

O Docente o Politécnico de Castelo Branco foi orador convidado no workshop “Explorando os desafios éticos na robótica IoT 6G: caminhos para a inovação” (“Exploring Ethical Challenges in 6G IoT Robotics: Pathways to Innovation”), onde apresentou trabalho recente sobre a utilização de normas sobre ética baseadas em ontologias, aplicada à interação de robôs com idosos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto EUROAGE+ financiado pelo Programa Interreg-Poctep.

Paulo Gonçalves apresentou o estado atual da integração entre a robótica e as normas sobre ética. O docente discorreu sobre o trabalho em curso no IPCB, que consiste no desenvolvimento de uma plataforma que engloba estas temáticas e que procura inferir comportamentos éticos e não-éticos na interação entre humanos e robôs, com base na percepção que estes têm do ambiente onde interagem com idosos.

Os demais oradores abordaram questões sobre os temas do 6G, IoT (Internet of Things) e Ética, do ponto de vista de um operador nacional de telecomunicações, de um produtor de equipamento de telecomunicações e robôs, e de um perito em ética, bem como sobre a problemática da sustentabilidade no projeto destas novas soluções para 6G, IoT e Robótica, que se perspetiva que estejam especificadas/definidas em 2030.