
O distrito de Portalegre registou, em 2024, um total de 3.879 participações de criminalidade geral, o que representa uma descida face ao ano anterior. Elvas foi o concelho com maior número de ocorrências (881), seguido de Portalegre (603) e Ponte de Sor (604). Os concelhos com menor incidência foram Marvão (62), Arronches (65) e Monforte (65).
Os crimes mais participados no distrito foram a condução de veículo com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l (349), a violência doméstica contra cônjuge ou análogo (321) e a ofensa à integridade física voluntária simples (297). Destaca-se ainda o crime de ameaça e coação, com 259 participações.
Alguns tipos de crime registaram aumentos relevantes. O furto em residência com arrombamento apresentou um crescimento de 27%, com 85 casos. Também se verificou uma subida expressiva nos crimes de incêndio de floresta, mato, arvoredo ou seara (+32,5%), totalizando 102 ocorrências, e furto de produtos agrícolas (+62,2%), com 135 casos.
No âmbito da criminalidade violenta e grave, foram participadas 124 ocorrências. O crime mais reportado foi a resistência e coação sobre funcionário (44 casos), seguido do roubo por esticão (26) e do roubo na via pública exceto por esticão (18). As ofensas à integridade física voluntária grave somaram 16 participações.
As maiores subidas neste tipo de criminalidade ocorreram nos roubos por esticão (+188,9%) e nos roubos na via pública exceto por esticão (+125%).
O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2024 assinala que o distrito de Portalegre segue a tendência nacional de redução da criminalidade geral, embora com aumentos em algumas tipologias específicas, em particular no que se refere a crimes contra o património e contra a integridade física.