
O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem, desde esta segunda-feira, 20 de maio, um novo comandante. O Coronel Diogo Almeida e Brito Moreira Dores tomou posse numa cerimónia realizada pelas 11h30, nas instalações da Unidade, sob a presidência do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso.
Natural de Lisboa, com 48 anos, o Coronel Diogo Dores é casado e pai de dois filhos. Licenciado e Mestre em Ciências Militares, com especialização em Segurança pela Academia Militar, possui ainda três pós-graduações nas áreas do Direito, Segurança e Defesa, ministradas pelo Instituto Universitário Militar e pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Ao longo da sua formação, frequentou também o Curso de Estado-Maior Conjunto, o Curso de Gestão Civil de Crises do Instituto da Defesa Nacional e o Curso Internacional de Polícia Judicial da Guardia Civil espanhola.
A sua carreira é marcada por uma vasta experiência em diversas áreas operacionais e institucionais da GNR, incluindo funções como Comandante do Esquadrão Presidencial na Presidência da República, Assessor do Comandante-Geral, Oficial de Segurança da Seleção Nacional, Chefe da Repartição Fiscal e Aduaneira, e mais recentemente, Diretor da Direção de Investigação Criminal da GNR.
O Comando Territorial de Coimbra, sediado na cidade homónima, é responsável por garantir a segurança pública, a ordem e tranquilidade, a prevenção e investigação criminal, bem como a fiscalização rodoviária no distrito. A estrutura da unidade integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito (com Posto na Figueira da Foz) e quatro Destacamentos Territoriais — Cantanhede, Coimbra, Lousã e Montemor-o-Velho — que, no total, compreendem 23 Postos Territoriais.
A nomeação do Coronel Diogo Dores representa uma aposta na experiência e na formação sólida para reforçar a missão da GNR no distrito de Coimbra.